top of page

10 razões pelas quais o rosário é tão poderoso


Satanás odeia a Deus. Satanás odeia você. E Satanás odeia o Rosário. Santos dizem isso. Papas dizem isso. O Rosário é uma arma poderosa contra o mal. Mas você parou para descobrir por quê?Aqui estão 10 razões pelas quais a oração do Rosário é a mais poderosa e como você pode usá-la da maneira mais completa.


1. Ele envolve sua vontade.  A vontade humana é poderosa porque é uma participação no poder de Deus. Ele nos dá a vontade de escolher fazer o bem ou o mal – e essa vontade, por si só, é uma arma poderosa no reino espiritual. É por isso que Satanás procura nos escravizar e incapacitar nossa vontade por meio de vícios. Quando nossa vontade se une à vontade de Deus por meio da oração, literalmente acessamos a própria fonte de poder de Deus.

2. É físico.  Deus nos deu corpos e almas. Os anjos – e isso inclui os demônios – são criaturas puramente espirituais. Eles não têm forma física e, portanto, são inferiores a nós. Quando rezamos o Rosário, usamos nossos corpos. Seguramos o rosário com um crucifixo. Se possível, devemos adotar uma postura intencionalmente física para a oração – caminhando, ajoelhados ou sentados com atenção. Se possível, também devemos usar outros sacramentais físicos como velas abençoadas, água benta, talvez um pouco de incenso e imagens sagradas ou estátuas. Quando usamos os aspectos físicos da oração, estamos usando ferramentas que temos e que Satanás não tem.

3. Ele envolve nossas funções linguísticas. Deus não nos deu apenas corpos – ele nos deu linguagem física. Temos línguas para louvá-lo. Temos cordas vocais e respiração para falar e cantar. Satanás não tem meios de falar fisicamente. Os animais não têm fala física. Humanos fazem. Portanto, devemos rezar o Rosário em voz alta, movendo os lábios. Isso envolve nossos corpos físicos e nosso intelecto, por meio dos quais somos capazes de produzir a fala.


4. Envolve nossa imaginação.  A parte não verbal da nossa mente se comunica por meio de imagens. Não pensamos apenas com a linguagem, mas pensamos em imagens. Satanás gosta de cativar nossa imaginação por meio de imagens pecaminosas. Essas imagens podem ser comunicadas através da internet, televisão ou qualquer estímulo visual, mas ele também quer que nossa imaginação habite em imagens que são destrutivas. Portanto, nossa imaginação pode ser usada para fantasias lascivas, imaginações violentas contra nossos inimigos ou ceder a memórias negativas. Quando meditamos nos mistérios do Rosário, engajamos esse canal de nossa mente de uma forma positiva e purificadora. Meditar sobre os mistérios, portanto, limpa nossa imaginação e envolve e usa a imaginação para promover a vontade de Deus ao invés do mal.

5. O rosário ocupa o estabelecimento de línguas. Para permitir que a imaginação seja devidamente purificada por meio da meditação, é útil mudar para o modo de imaginação. Infelizmente, nossas mentes geralmente funcionam em um modo linguístico – usando a fala e os conceitos da fala para pensar sobre os problemas, pensar sobre o futuro, planejar o que vem a seguir, etc. Ao rezar o Rosário, este canal de nossa mente é ocupado e as portas podem se abrir para o imaginação e o que chamo de partes “sublingüísticas” de nosso ser.

6. O sub-lingüístico é acessado. Muito do nosso trabalho com a alma ocorre no reino das emoções. As emoções não são linguísticas nem imaginativas. Eles são apenas emoções cruas. Ficamos com raiva. Sentimos raiva. Sentimos luxúria. Sentimos bem-aventurança. Sentimos paz. As emoções verdadeiras são irracionais e inexplicáveis. A área emocional da alma também é a área onde temos nossas experiências fundamentais. No ventre da mãe e nas fases pré-linguísticas da vida, vivenciamos a vida de forma irracional e emocional. À medida que rezamos, o Rosário e o canal linguístico são ocupados e o canal imaginativo é ocupado, o Espírito Santo pode acessar as experiências sublinguísticas, profundas e cruas de nossos primeiros dias. Se houver feridas e memórias emocionais ruins, Mãe Maria pode curá-los.

7. Os mistérios de cura são aplicados. Escrevi mais sobre como isso funciona em meu livro  Praying the Rosary for Inner Healing,  mas basta dizer que, quando oramos o Rosário, os mistérios do nascimento, ministério, paixão e glória de Cristo são revelados e o Espírito Santo os aplica a nossas próprias necessidades internas. Onde há impurezas, elas são eliminadas. Onde há memórias ruins, elas são curadas. Onde há feridas, o Doutor Jesus e a Enfermeira Maria atendem às nossas necessidades.


8. A guerra espiritual está envolvida.  Satanás odeia o Rosário. Ele odeia Maria. Ele odeia o evangelho. Ele odeia a Deus. Ele odeia Cristo, o Senhor. Ele odeia o Pai Nosso. Ele odeia a Ave Maria. Ele te odeia. Cada vez que você reza o Rosário, por causa do que delineei acima, você está entrando no território que ele quer reivindicar como seu. Ele quer controlar a sua vontade – você tira isso dele. Ele quer controlar sua fala – você tira isso dele. Ele quer controlar sua imaginação – você tira isso dele. Ele quer controlar suas emoções e sua infância – você tira isso dele.

9. A batalha contra o mal na palavra aberta. Escrevi mais sobre isso em meu segundo livro sobre o Rosário, intitulado  Rezando o Rosário pela Guerra Espiritual  Aqui posso dizer que, de muitas maneiras, os mistérios do evangelho trazem viva a vitória de Cristo sobre Satanás e, ao orar o Rosário, podemos aplicar essas vitórias contra a obra de Satanás no mundo.

10. É acessível e fácil para todos. O que é fantasticamente incrível sobre o Rosário é que Deus realiza esse trabalho de cura muito profundo nas vidas individuais e no mundo da maneira mais acessível e fácil. Não há necessidade de longas sessões de psicanálise ou aconselhamento para a maioria das pessoas. Em vez disso, homens, mulheres, meninos e meninas comuns podem simplesmente rezar o Rosário. Todas essas coisas boas acontecem mesmo quando eles não sabem que esses aspectos profundos da oração do Rosário estão ocorrendo. Não importa quem – uma velha camponesa ou um professor universitário inteligente, uma criança pequena ou uma mãe ocupada. Bilhões de católicos. Todos podem rezar o Rosário.

Portanto, ocupe-se orando!

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page