top of page

124-129 | CAPÍTULO VIII – Do sétimo artigo do Credo

Do sétimo artigo do “Credo”

124) Que nos ensina o sétimo artigo do Credo: de onde ha de vir a julgar os vivos e os mortos?

O sétimo artigo do Credo ensina-nos que no fim do mundo Jesus Cristo cheio de glória e de majestade, há de vir do Céu para julgar todos os homens, bons e maus, e para dar a cada um o prêmio ou o castigo que tiver merecido.

125) Se cada um, logo depois da morte há de ser julgado por Jesus Cristo no juízo particular, por que havemos de ser julgados todos no Juízo universal?

Havemos de ser julgados todos no Juízo universal por várias razões:

1) para glória de Deus;

2) para glória de Jesus Cristo;

3) para glória dos Santos;

4) para confusão dos maus;

5) finalmente para que o corpo, depois da ressurreição universal, tenha juntamente com a alma a sua sentença de prêmio ou de castigo.

126) Como é que no Juízo universal há de manifestar-se a glória de Deus?

No Juízo universal há de manifestar-se a de Deus, porque todos hão de reconhecer a justiça com que Deus governa o mundo, embora se vejam às vezes os bons a sofrer e o maus em prosperidade.

127) Como é que no Juízo universal há de manifestar-se glória de Jesus Cristo?

No Juízo universal há de manifestar-se a glória de Jesus Cristo, porque, tendo Ele sido injustamente condenado pelos homens, aparecerá então à face do mundo inteiro como Juiz supremo de todos.

128) Como é que no Juízo universal há de manifestar-se a glória dos Santos?

No Juízo universal há de manifestar-se a glória dos Santos, porque muitos deles, que morreram desprezados pelos maus, hão de ser glorificados em presença de todos os homens.

129) No Juízo universal qual será a confusão dos maus?

No Juízo universal a confusão dos maus será enorme, especialmente a daqueles que oprimiram os justos, e daqueles que, durante a vida, procuraram ser tidos, falsamente, por homens virtuosos e bons, pois verão manifestados, à vista de todo o inundo, os pecados que cometeram ainda os mais ocultos.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page