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𝐂𝐔𝐋𝐓𝐎 𝐀 𝐒𝐄𝐍𝐇𝐎𝐑𝐀 𝐂𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀


𝐂𝐔𝐋𝐓𝐎 𝐀 𝐒𝐄𝐍𝐇𝐎𝐑𝐀 𝐂𝐈Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 Este artigo é mais uma mostra da preparação para um futuro de dores e lágrimas para os que são cristãos: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21,4). Em outros artigos, citamos algumas pessoas influentes no mundo e suas manifestações acerca de temas que estão sendo colocados em prática paulatinamente. Vamos continuar esta série com uma abordagem nas obras de Teilhard de Chardin e outras personalidades. Como os outros “deuses” (ídolos, por assim dizer), o “espírito da Terra” será um deus ciumento, que exige zelo e sacrifício, e encontrará expressão por meio de uma “crise de conversão”. Em um ensaio de 1931 em Human Energy, Teilhard escreveu: 𝑬𝒙𝒆𝒓𝒄𝒆𝒓 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔ã𝒐 𝒆𝒎 𝒕𝒐𝒅𝒂 𝒂 á𝒓𝒆𝒂 𝒅𝒂 𝒓𝒆𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒏ã𝒐 é 𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒐 𝒔𝒊𝒏𝒂𝒍 𝒔𝒖𝒑𝒓𝒆𝒎𝒐 𝒅𝒆 𝒇é 𝒏𝒐 𝑺𝒆𝒓, 𝒆 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒅𝒆 𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂çã𝒐? 𝑻𝒖𝒅𝒐 𝒊𝒔𝒔𝒐 é 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒔𝒆 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒏𝒅𝒆𝒓𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒏ã𝒐 𝒔𝒖𝒇𝒐𝒄𝒂𝒓 𝒐 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝑻𝒆𝒓𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒉á 𝒆𝒎 𝒏ó𝒔. 𝑴𝒂𝒔 𝒏ã𝒐 𝒏𝒐𝒔 𝒆𝒏𝒈𝒂𝒏𝒆𝒎𝒐𝒔. 𝑸𝒖𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒍𝒉𝒂𝒓 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒗𝒆 𝒎𝒐𝒓𝒓𝒆𝒓 𝒆 𝒓𝒆𝒏𝒂𝒔𝒄𝒆𝒓, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒆𝒍𝒆 𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐𝒔 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔. 𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒕𝒊𝒏𝒈𝒊𝒓 𝒐 𝒑𝒍𝒂𝒏𝒐 𝒔𝒖𝒑𝒆𝒓𝒊𝒐𝒓 𝒅𝒂 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒆𝒍𝒆 𝒅𝒆𝒗𝒆𝒓á 𝒏ã𝒐 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒓𝒆𝒇𝒍𝒆𝒕𝒊𝒓 𝒆 𝒗𝒆𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒔𝒊𝒕𝒖𝒂çã𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒄𝒖𝒍𝒂𝒓 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒍𝒆𝒄𝒕𝒖𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒎𝒂𝒔 𝒕𝒂𝒎𝒃é𝒎 𝒆𝒇𝒆𝒕𝒖𝒂𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒎𝒖𝒅𝒂𝒏ç𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒍𝒆𝒕𝒂 𝒆𝒎 𝒔𝒆𝒖 𝒎𝒐𝒅𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝒗𝒂𝒍𝒐𝒓𝒂çã𝒐 𝒆 𝒂çã𝒐. 𝑵𝒆𝒍𝒆, 𝒖𝒎 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒑𝒍𝒂𝒏𝒐 (𝒊𝒏𝒅𝒊𝒗𝒊𝒅𝒖𝒂𝒍, 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍 𝒆 𝒓𝒆𝒍𝒊𝒈𝒊𝒐𝒔𝒐) 𝒅𝒆𝒗𝒆 𝒆𝒍𝒊𝒎𝒊𝒏𝒂𝒓 𝒐 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐. 𝑰𝒔𝒔𝒐 𝒄𝒂𝒖𝒔𝒂 𝒕𝒐𝒓𝒕𝒖𝒓𝒂𝒔 𝒆 𝒑𝒆𝒓𝒔𝒆𝒈𝒖𝒊çõ𝒆𝒔 í𝒏𝒕𝒊𝒎𝒂𝒔. 𝑨 𝑻𝒆𝒓𝒓𝒂 𝒔ó 𝒕𝒐𝒎𝒂𝒓á 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒄𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒔𝒊 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒂 𝒑𝒐𝒓 𝒎𝒆𝒊𝒐 𝒅𝒂 𝒄𝒓𝒊𝒔𝒆 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒗𝒆𝒓𝒔ã𝒐 [Teilhard, The Heart of the Matter, traduzido por René Hague, P. 96-97]. A proclamação do spiritus mundi feita por Teilhard, prefigura o anúncio de inúmeras instituições e personalidades. Estes grupos vêm anunciando um espírito de energia colossal que está nascendo do ventre da Terra, dizem eles. Em 1937, Teilhard disse que a humanidade talvez precise continuar desenvolvendo “armas cada vez maiores e mais destrutivas” até “que o espírito de descoberta absorva toda força vital contida no espírito da guerra”. “𝑵𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒂𝒕𝒖𝒂𝒍 𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒐𝒔 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒏𝒔 𝒂𝒊𝒏𝒅𝒂 𝒏ã𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆 𝒂 𝒇𝒐𝒓ç𝒂 (𝒂 𝒄𝒉𝒂𝒗𝒆 𝒆 𝒔í𝒎𝒃𝒐𝒍𝒐 𝒅𝒂 𝒆𝒙𝒊𝒔𝒕ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒔𝒖𝒑𝒆𝒓𝒊𝒐𝒓), 𝒆𝒙𝒄𝒆𝒕𝒐 𝒆𝒎 𝒔𝒖𝒂 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒔𝒆𝒍𝒗𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒆 𝒑𝒓𝒊𝒎𝒊𝒕𝒊𝒗𝒂, 𝒂 𝒈𝒖𝒆𝒓𝒓𝒂. 𝑻𝒂𝒍𝒗𝒆𝒛 𝒔𝒆𝒋𝒂 𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒐 𝒎𝒐𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒏ó𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒊𝒏𝒖𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒎𝒂𝒏𝒖𝒇𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒂𝒓𝒎𝒂𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒆 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒓𝒖𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔 𝒂𝒊𝒏𝒅𝒂 𝒑𝒐𝒓 𝒂𝒍𝒈𝒖𝒎 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐. 𝑷𝒐𝒊𝒔, 𝒍𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒗𝒆𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒂𝒊𝒏𝒅𝒂 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒎á𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒕𝒓𝒂𝒅𝒖𝒛𝒊𝒓 𝒐 𝒔𝒆𝒏𝒔𝒐 𝒗𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝒂𝒕𝒂𝒒𝒖𝒆 𝒆 𝒗𝒊𝒕ó𝒓𝒊𝒂 𝒆𝒎 𝒆𝒙𝒑𝒆𝒓𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂. 𝑴𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒆𝒏𝒉𝒂 𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 (𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒗𝒊𝒓á) 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒂𝒔 𝒎𝒂𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒆𝒆𝒏𝒅𝒆𝒓ã𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒔 𝒗𝒆𝒓𝒅𝒂𝒅𝒆𝒊𝒓𝒂𝒔 𝒗𝒊𝒕ó𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂𝒔 𝒔ã𝒐 𝒂𝒔 𝒗𝒊𝒕ó𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒎𝒊𝒔𝒕é𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝒎𝒂𝒕é𝒓𝒊𝒂 𝒆 𝒅𝒂 𝒗𝒊𝒅𝒂. 𝑸𝒖𝒆 𝒗𝒆𝒏𝒉𝒂 𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒐 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒎 𝒏𝒂𝒔 𝒓𝒖𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒆𝒆𝒏𝒅𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒉á 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒐𝒆𝒔𝒊𝒂 𝒆𝒎 𝒖𝒎𝒂 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒐𝒔𝒂 𝒎á𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒐 á𝒕𝒐𝒎𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒂𝒍𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒂𝒓𝒕𝒊𝒍𝒉𝒂𝒓𝒊𝒂. 𝑼𝒎𝒂 𝒉𝒐𝒓𝒂 𝒅𝒆𝒄𝒊𝒔𝒊𝒗𝒂 𝒔𝒐𝒂𝒓á 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒎, 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒐 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒅𝒆𝒔𝒄𝒐𝒃𝒆𝒓𝒕𝒂 𝒂𝒃𝒔𝒐𝒓𝒗𝒆𝒓á 𝒕𝒐𝒅𝒂 𝒂 𝒇𝒐𝒓ç𝒂 𝒗𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒊𝒅𝒂 𝒏𝒐 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝒈𝒖𝒆𝒓𝒓𝒂. A “separação” futura entre reacionários e progressistas era, inclusive, prenunciada pelos escritos e ações de Teilhard que foi, por décadas, um fanático do progresso. Em dezembro de 1923, escreveu: “𝑻𝒆𝒏𝒉𝒐 𝒖𝒎𝒂 𝒄𝒓𝒆𝒏ç𝒂 𝒇𝒆𝒓𝒐𝒛 𝒆𝒎 𝒂𝒍𝒈𝒖𝒎𝒂 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐, 𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒊𝒅𝒆𝒓𝒐 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒏𝒆𝒈𝒂𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒎𝒂𝒍𝒇𝒆𝒊𝒕𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒆 𝒉𝒆𝒓𝒆𝒈𝒆𝒔”, [Teilhard, Letters to Léontine Zanta, p. 59, carta de 12 de dezembro de 1923.] Em janeiro de 1941, Teilhard disse: “𝑷𝒂𝒓𝒆𝒄𝒆 ó𝒃𝒗𝒊𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒎𝒊𝒎 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒉𝒆𝒈𝒐𝒖 𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒔𝒆𝒓á 𝒅𝒊𝒗𝒊𝒅𝒊𝒅𝒂 (𝒐𝒖 𝒕𝒆𝒓á 𝒒𝒖𝒆 𝒇𝒂𝒛𝒆𝒓 𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒆𝒔 𝒄𝒐𝒍𝒉𝒂) 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒕ê𝒎 𝒆 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒏ã𝒐 𝒕ê𝒎 𝒇é 𝒏𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐 𝒆𝒔𝒑𝒊𝒓𝒊𝒕𝒖𝒂𝒍 𝒄𝒐𝒍𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒅𝒂 𝑻𝒆𝒓𝒓𝒂”. [Teilhard, Letters from a Traveller, p. 275, carta de 11 de janeiro de 1941]. Em fevereiro de 1941, Teilhard disse: “𝑶 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒅𝒐 𝒂𝒎𝒂𝒏𝒉ã 𝒏𝒂𝒔𝒄𝒆𝒓á 𝒅𝒐 𝒈𝒓𝒖𝒑𝒐 “𝒅𝒆 𝒆𝒍𝒆𝒊𝒕𝒐𝒔” (𝒗𝒊𝒏𝒅𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒂𝒍𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒅𝒊𝒓𝒆çã𝒐, 𝒄𝒍𝒂𝒔𝒔𝒆 𝒆 𝒄𝒓𝒆𝒏ç𝒂 𝒅𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐) 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒆𝒄𝒊𝒅𝒊𝒓ã𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒍𝒈𝒐 𝒈𝒓𝒂𝒏𝒅𝒆 𝒆𝒔𝒕á à 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂 𝒂𝒅𝒊𝒂𝒏𝒕𝒆, 𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒂𝒓ã𝒐 𝒂 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒍𝒄𝒂𝒏ç𝒂𝒓 𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒎𝒆𝒕𝒂. 𝑨𝒔 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔 𝒕ê𝒎 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒆𝒄𝒊𝒅𝒊𝒓 𝒂 𝒇𝒂𝒗𝒐𝒓 𝒐𝒖 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂 𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐, 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂. 𝑬 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒊𝒛𝒆𝒎 “𝒏ã𝒐” 𝒕𝒆𝒓ã𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆𝒓 𝒅𝒆𝒊𝒙𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒕𝒓á𝒔. 𝑬 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒊𝒔𝒔𝒆𝒓𝒆𝒎 “𝒔𝒊𝒎” 𝒍𝒐𝒈𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒄𝒐𝒃𝒓𝒊𝒓ã𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒇𝒂𝒍𝒂𝒎 𝒂 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒂 𝒍𝒊𝒏𝒈𝒖𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒆 𝒂𝒕é 𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂𝒎 𝒐 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝑫𝒆𝒖𝒔”. [Teilhard, Letters to Two Friends, p. 154, carta de 9 de fevereiro de 1941]. Também profetizou, em março de 1945: “ 𝑨 𝒄𝒊𝒔ã𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒐𝒔 𝒕𝒊𝒑𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒈𝒓𝒖𝒑𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍 (𝒇𝒂𝒎í𝒍𝒊𝒂𝒔, 𝒑𝒂í𝒔𝒆𝒔, 𝒑𝒓𝒐𝒇𝒊𝒔𝒔õ𝒆𝒔 𝒆 𝒄𝒓𝒆𝒅𝒐𝒔), 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒖𝒓𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒐 𝒔é𝒄𝒖𝒍𝒐 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒂𝒅𝒐 𝒔𝒆 𝒎𝒂𝒏𝒊𝒇𝒆𝒔𝒕𝒐𝒖 𝒏𝒂 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒅𝒐𝒊𝒔 𝒕𝒊𝒑𝒐𝒔 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒐𝒔 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒗𝒆𝒛 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒊𝒔𝒕𝒊𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒆 𝒊𝒓𝒓𝒆𝒄𝒐𝒏𝒄𝒊𝒍𝒊á𝒗𝒆𝒊𝒔, 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒄𝒓𝒆𝒅𝒊𝒕𝒂𝒎 𝒏𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐 𝒆 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒏ã𝒐 𝒂𝒄𝒓𝒆𝒅𝒊𝒕𝒂𝒎 – 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒂 𝒑𝒓𝒆𝒏𝒖𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒔𝒆𝒏ã𝒐 𝒂 𝒔𝒆𝒑𝒂𝒓𝒂çã𝒐 𝒆 𝒐 𝒏𝒂𝒔𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒐 𝒏𝒂 𝒃𝒊𝒐𝒔𝒇𝒆𝒓𝒂?” [Teilhard, “Life and the Planets: What is Happening at this Moment on Earth?”, em The Future of Man, p. 117]. Essa “separação” dividiria os elementos entre “eleitos” e “exilados” que não acreditam em progresso. Teilhard disse em dezembro de 1945: “𝑷𝒂𝒓𝒆𝒄𝒆, 𝒆𝒏𝒕ã𝒐, 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒈𝒓𝒂𝒏𝒅𝒆 𝒇𝒆𝒏ô𝒎𝒆𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂 𝒕𝒆𝒔𝒕𝒆𝒎𝒖𝒏𝒉𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒓𝒆𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒅𝒊𝒗𝒊𝒔ã𝒐 𝒏𝒐𝒗𝒂 𝒆 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒊𝒗𝒆𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒃𝒂𝒔𝒆𝒂𝒅𝒂 𝒏ã𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒆𝒎 𝒓𝒊𝒒𝒖𝒆𝒛𝒂, 𝒎𝒂𝒔 𝒏𝒂 𝒄𝒓𝒆𝒏ç𝒂 𝒏𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐. 𝑶 𝒗𝒆𝒍𝒉𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒍𝒊𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒓𝒙𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒆 𝒆𝒙𝒑𝒍𝒐𝒓𝒂𝒅𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒔𝒆 𝒕𝒐𝒓𝒏𝒂 𝒂𝒏𝒕𝒊𝒒𝒖𝒂𝒅𝒐 – 𝒏𝒐 𝒎𝒆𝒍𝒉𝒐𝒓 𝒅𝒐𝒔 𝒄𝒂𝒔𝒐𝒔, 𝒖𝒎𝒂 𝒂𝒑𝒓𝒐𝒙𝒊𝒎𝒂çã𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒍𝒐𝒄𝒂𝒅𝒂. 𝑶 𝒒𝒖𝒆 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒊𝒗𝒊𝒅𝒆 𝒐𝒔 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒏𝒔 𝒅𝒆 𝒉𝒐𝒋𝒆 𝒆𝒎 𝒅𝒐𝒊𝒔 𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏ã𝒐 é 𝒂 𝒄𝒍𝒂𝒔𝒔𝒆, 𝒎𝒂𝒔 𝒖𝒎𝒂 𝒂𝒕𝒊𝒕𝒖𝒅𝒆 𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍 – 𝒐 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒎𝒐𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐. 𝑫𝒆 𝒖𝒎 𝒍𝒂𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒕ã𝒐 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒆𝒎 𝒕𝒐𝒓𝒏𝒂𝒓 𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒖𝒎 𝒍𝒖𝒈𝒂𝒓 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒐𝒓𝒕á𝒗𝒆𝒍 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒉𝒂𝒃𝒊𝒕𝒂çã𝒐; 𝒅𝒆 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐, 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒔ó 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒎 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒂𝒓 𝒏𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒖𝒎𝒂 𝒎á𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒐 – 𝒐𝒖 𝒎𝒆𝒍𝒉𝒐𝒓, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒖𝒎 𝒐𝒓𝒈𝒂𝒏𝒊𝒔𝒎𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒕á 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒅𝒊𝒏𝒅𝒐. 𝑫𝒆 𝒖𝒎 𝒍𝒂𝒅𝒐, 𝒐 “𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒃𝒖𝒓𝒈𝒖ê𝒔” 𝒏𝒂 𝒆𝒔𝒔ê𝒏𝒄𝒊𝒂, 𝒆 𝒅𝒐 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐, 𝒐𝒔 𝒗𝒆𝒓𝒅𝒂𝒅𝒆𝒊𝒓𝒐𝒔 “𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒂𝒅𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒅𝒂 𝑻𝒆𝒓𝒓𝒂”, 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒆𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒖𝒎𝒊𝒓 𝒄𝒐𝒎 𝒔𝒆𝒈𝒖𝒓𝒂𝒏ç𝒂 𝒒𝒖𝒆, 𝒔𝒆𝒎 𝒗𝒊𝒐𝒍ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒐𝒖 ó𝒅𝒊𝒐, 𝒔𝒊𝒎𝒑𝒍𝒆𝒔𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝒑𝒓𝒆𝒅𝒐𝒎𝒊𝒏â𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒃𝒊𝒐𝒍ó𝒈𝒊𝒄𝒂, 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒊𝒕𝒖𝒊𝒓ã𝒐 𝒂 𝒓𝒂ç𝒂 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂 𝒏𝒐 𝒇𝒖𝒕𝒖𝒓𝒐. 𝑫𝒆 𝒖𝒎 𝒍𝒂𝒅𝒐 𝒐𝒔 𝒆𝒙𝒊𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔; 𝒅𝒐 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐, 𝒐𝒔 𝒂𝒈𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒆 𝒆𝒍𝒆𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝒑𝒍𝒂𝒏𝒆𝒕𝒊𝒛𝒂çã𝒐.” [Teilhard, “A Great Event Foreshadowed: the Planetisation of Mankind”, em The Future of Man, p. 138-139] “A Era das Nações acabou” Assim como os escritores globalistas e da Nova Era, Teilhard proclamou a obsolescência do Estado-nação. Ele disse em 1931: “𝑨ç𝒐 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔, 𝒕𝒓𝒊𝒈𝒐 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔, 𝒂𝒖𝒕𝒐𝒎ó𝒗𝒆𝒊𝒔 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔 – 𝒆 𝒕𝒂𝒎𝒃é𝒎 𝒍𝒊𝒗𝒓𝒐𝒔 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒔𝒊𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒐𝒃𝒔𝒆𝒓𝒗𝒂çõ𝒆𝒔; 𝒆 𝒕𝒂𝒎𝒃é𝒎 𝒅𝒊𝒑𝒍𝒐𝒎𝒂𝒔, 𝒕é𝒄𝒏𝒊𝒄𝒐𝒔 𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒂𝒅𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔 – 𝒂𝒕é 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒏ç𝒂𝒔 𝒅𝒆𝒎𝒂𝒊𝒔. 𝑶 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒏ã𝒐 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒓 𝒔𝒆𝒎 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒔 𝒗𝒊𝒗𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔, 𝒔𝒆𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒊𝒅𝒂 𝒐𝒖 𝒊𝒅é𝒊𝒂𝒔. 𝑴𝒂𝒔 𝒔𝒖𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖çã𝒐 𝒆𝒔𝒕á 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒗𝒆𝒛 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒆𝒙𝒄𝒆𝒅𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒖𝒔 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒂𝒃𝒔𝒐𝒓çã𝒐 𝒆 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎𝒊𝒍𝒂çã𝒐. 𝑨𝒒𝒖𝒊 𝒏𝒐𝒗𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒏𝒐 𝒄𝒂𝒔𝒐 𝒅𝒐 𝒂𝒎𝒐𝒓, 𝒅𝒆𝒗𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒏𝒐𝒔 𝒑𝒆𝒓𝒈𝒖𝒏𝒕𝒂𝒓 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖çã𝒐 𝒆𝒎 𝒆𝒙𝒄𝒆𝒔𝒔𝒐 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂. 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒓á 𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒅𝒆𝒏𝒂𝒅𝒐, 𝒂𝒐 𝒄𝒓𝒆𝒔𝒄𝒆𝒓, à 𝒎𝒐𝒓𝒕𝒆 𝒂𝒖𝒕𝒐𝒎á𝒕𝒊𝒄𝒂 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒔𝒖𝒇𝒐𝒄𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒔𝒐𝒃 𝒔𝒆𝒖 𝒑𝒓ó𝒑𝒓𝒊𝒐 𝒑𝒆𝒔𝒐? 𝑫𝒆 𝒋𝒆𝒊𝒕𝒐 𝒏𝒆𝒏𝒉𝒖𝒎, 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒅𝒆𝒓𝒆𝒎𝒐𝒔. 𝑵𝒐 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒕á 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒔𝒊 𝒖𝒎 𝒄𝒐𝒓𝒑𝒐 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝐞 𝐬𝐮𝐩𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫. 𝐍𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐬𝐞 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐨, 𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐬𝐮𝐫𝐠𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐢𝐦𝐞𝐝𝐢𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐚𝐥𝐦𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐫 𝐬𝐞𝐮 𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐚𝐩𝐚𝐫𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐫á, 𝐢𝐥𝐮𝐦𝐢𝐧𝐚𝐫á 𝐞 𝐫𝐞𝐯𝐢𝐭𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫á 𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐦𝐚𝐬𝐬𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐭é𝐫𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐮𝐬𝐚 𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐠𝐧𝐚𝐝𝐚. 𝐀𝐠𝐨𝐫𝐚, 𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐚𝐥𝐦𝐚, 𝐬𝐞 𝐞𝐱𝐢𝐬𝐭𝐢𝐫, 𝐬ó 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐚 “𝐜𝐨𝐧𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚çã𝐨” 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯í𝐝𝐮𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐫𝐞ú𝐧𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐥𝐞𝐯𝐚𝐫 𝐨 𝐞𝐝𝐢𝐟í𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐟𝐚𝐬𝐞. 𝐎𝐬 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐚𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐫 𝐡𝐨𝐣𝐞, 𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐥𝐢𝐛𝐞𝐫𝐚𝐦𝐨𝐬, 𝐧ã𝐨 𝐭𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐬𝐞𝐫 𝐚𝐛𝐬𝐨𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯𝐢𝐝𝐮𝐚𝐢𝐬 𝐨𝐮 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐬 𝐚𝐫𝐪𝐮𝐢𝐭𝐞𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐚 𝐭ê𝐦 𝐮𝐬𝐚𝐝𝐨 𝐚𝐭é 𝐨 𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨. 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐞𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮𝐢𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐬𝐚, 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫, 𝐦𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐞𝐜𝐢𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚𝐬 𝐛𝐨𝐚𝐬 𝐚𝐧𝐭𝐢𝐠𝐚𝐬 𝐡𝐚𝐛𝐢𝐭𝐚çõ𝐞𝐬. 𝐄 𝐚𝐠𝐨𝐫𝐚 𝐟𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐮𝐳𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐥ó𝐠𝐢𝐜𝐚 𝐬𝐮𝐩𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐡á 𝐞𝐦 𝐧ó𝐬, 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐚 𝐜𝐨𝐥𝐞𝐭𝐚𝐫 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐨𝐧𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬ã𝐨 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐞𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐮𝐬𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐚𝐫 𝐚 𝐞𝐥𝐞𝐬. 𝐀 𝐞𝐫𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐧𝐚çõ𝐞𝐬 𝐚𝐜𝐚𝐛𝐨𝐮. 𝐀𝐠𝐨𝐫𝐚, 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐞𝐝𝐢𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐞𝐧𝐡𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐞𝐜𝐞𝐫, 𝐝𝐞𝐯𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐚𝐫𝐭𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐯𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮𝐢𝐫 𝐚 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐚.” [Teilhard, “The Spirit of the Earth”, em Human Energy, p. 37.]. Para um olhar mais apurado, parece um tanto quanto óbvio que este é o espírito que move os corações de muitos dos “grandes homens” de nosso tempo, e que já começa a descender para o cidadão comum pós-moderno. O “culto da ciência” facilmente “ideologizável”, o relativismo moral e cultural, a condenação peremptória de tempos passados como necessariamente porcos e detestáveis, e a obsessão pela novidade e a inovação, o que são, senão os sintomas dessa doença do espírito progressivo-materialista? É também evidente que, nesta mentalidade, a dignidade humana torna-se equivalente a de qualquer outro “filho da terra”, útil apenas na medida em que pode ser aplicada para o progresso imparável do mundo – é daí também que nascem tantas outras misérias, como o utilitarismo, o consumismo, e uma cada vez mais agressiva destruição da mesma dignidade do homem. Eis aí o espírito do mundo moderno – o espírito do corpo sem alma que, apesar de aspirar o grande trono da imortalidade, não passa de um defunto em decomposição.

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