top of page

A CIÊNCIA, NOVA ALIADA DE DEUS

Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies

[Em outubro de 2021, pela editora francesa Guy Trédaniel, saiu a obra coletiva Deus, a ciência, as provas: a aurora de uma revolução, 532 páginas, organizada pelos engenheiros Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies. O livro tem prefácio do astrofísico americano Robert Woodrow Wilson, que recebeu o prêmio Nobel de física de 1978, junto com o colega Arno Allan Penzias, por sua descoberta decisiva em favor da teoria do Big Bang. Abaixo, o texto da contracapa do livro].

Três anos de trabalho, com vinte cientistas e especialistas de alto nível: aqui são reveladas as provas modernas da existência de Deus.

Durante quase quatro séculos, de Copérnico a Freud, passando por Galileu e Darwin, as descobertas científicas se acumularam de forma espetacular, dando a impressão de que era possível explicar o Universo sem a necessidade de recorrer a um Deus Criador. E foi assim que, no início do século XX, o materialismo triunfou intelectualmente.

No entanto, eis que, de forma inesperada e surpreendente, o pêndulo da ciência voltou-se na outra direção, e com uma força incrível. Sucederam-se as descobertas da teoria da relatividade, da mecânica quântica, da expansão do Universo, de sua morte térmica, do Big Bang, do “ajuste fino” do Universo ou da grande complexidade dos seres vivos.

Esses novos conhecimentos vieram para dinamitar as certezas ancoradas no espírito coletivo do século XX, ao ponto de podermos dizer, hoje em dia, que o materialismo, que nunca passou de uma crença como outra qualquer, está a caminho de se tornar uma crença irracional.

Em uma linguagem acessível a todos, os autores deste livro traçam a história desses avanços de forma fascinante, oferecendo uma visão rigorosa das novas provas da existência de Deus. Na virada do século 20, a crença em um Deus criador parecia colidir com a ciência. Hoje, não seria o contrário? Esta obra é um convite à reflexão e ao debate.

*

Sobre os organizadores do livro:

Michel-Yves Bolloré, é engenheiro da computação, mestre em ciências e doutor em gestão de negócios pela Universidade Paris Dauphine. De 1981 a 1990 participou, com o irmão, da gestão do grupo Bolloré, do qual dirigiu o ramo industrial. Em 1990, fundou o seu próprio grupo France-Essor, cuja actividade centra-se, principalmente, na indústria mecânica.

Olivier Bonnassies é graduado pelo Instituto Politécnico de Paris (HEC) e pelo Instituto Católico de Paris (licenciatura em teologia). Como empresário, criou várias empresas. Descrente até os 20 anos, é autor de cerca de vinte livros e vídeos e alguns programas, roteiros, artigos, boletins e sites sobre assuntos muitas vezes ligados à racionalidade da fé.



0 visualização0 comentário
bottom of page