top of page

A CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO COMO DOENÇA PSIQUIÁTRICA

Vladimir Bukovski, o dissidente soviético que denunciou a utilização de hospitais psiquiátricos, na Rússia, contra adversários políticos do regime comunista, fala do historiador romeno Marius Oprea, estudioso da Securitate [Departamento de Segurança do Estado, a polícia política romena]:

“Graças à sua ação corajosa para revelar a Securitate [Departamento de Segurança do Estado, a polícia política romena], ele teve e ainda tem problemas — mas eu prometi a ele (e sempre mantenho minha palavra) que irei ajudá-lo sempre que ele precisar. Eu me importo com Marius, porque ele olha firme e criticamente tanto para o passado quanto para o presente. Ele provou ser um historiador da Securitate perseverante e corajoso em todos os seus livros e artigos. O fato de agora, neste volume, ele impelir sua pesquisa para a análise do papel desempenhado pela Securitate, e a presença daqueles ex-ativistas comunistas na Romênia de hoje, me mostra que eu não estava errado em meu julgamento, considerando Marius Oprea entre meus amigos íntimos.”

Bukovski conta como o conheceu:

“Quando conheci Marius Oprea em Sighet, no ano de 2001, descobri que falávamos a mesma língua: ambos odiávamos o comunismo, a polícia política, a delação e a falta de firmeza que o “sistema” inoculava nas pessoas.

Estávamos em nosso primeiro encontro, perto de um rio. Ele estava falando sobre ‘Segurança’, e eu sobre a KGB. A certa altura, notei um homem que passava um bom tempo tirando pedras do rio, jogava-as na praia e depois as devolvia às águas. Era um doente mental de um asilo próximo.

Perguntei a Marius o que aquele homem estava fazendo. Ele me disse, simplesmente:

— Esse homem ainda está construindo o socialismo.

Desde então, Marius Oprea se tornou um dos meus amigos íntimos.”

O centro da denúncia de Oprea é antigos ativistas comunistas ocupam postos importantes na Romênia de hoje, o que o leva a dizer que “o comunismo não acabou: foi privatizado”.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page