top of page

BÊNÇÃO DE UM ABADE E DE UMA ABADESSA

BÊNÇÃO DE UM ABADE E DE UMA ABADESSA





Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

PONTIFICAL ROMANO REFORMADO POR DECRETO DO CONCÍLIO ECUMÉNICO VATICANO II E PROMULGADO POR AUTORIDADE DE S. S. O PAPA PAULO VI BÊNÇÃO DE UM ABADE E DE UMA ABADESSA

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA

FONTE: https://www.liturgia.pt

 

RITO DA BÊNÇÃO DE UM ABADE

PRELIMINARES

1. A bênção do Abade deve fazer-se com a assistência dos religiosos e, se possível, dos fiéis, num domingo ou dia festivo, a não ser que motivos de ordem pastoral aconselhem outra coisa.

2. A bênção do Abade é normalmente celebrada pelo Bispo do lugar em que está situado o mosteiro. Havendo, porém, justa causa, e dado o consentimento do Bispo local, o Eleito pode receber a bênção de outro Bispo ou de outro Abade.

3. O Eleito é assistido por dois monges do seu mosteiro.

4. Convém que os dois religiosos assistentes, se forem presbíteros, bem como os abades, religiosos sacerdotes, e outros sacerdotes, eventualmente presentes, concelebrem a Missa, juntamente com o Prelado que confere a bênção e o Abade eleito.

5. Se a bênção for conferida, na própria abadia do Eleito, por outro Abade, este pode convidar o Eleito a presidir à concelebração na Liturgia Eucarística. Aliás, presidirá à concelebração o Prelado que tiver conferido a bênção. Neste caso, o novo Abade ocupará o primeiro lugar entre os demais concelebrantes.

6. O Prelado que confere a bênção e os concelebrantes revestem-se dos paramentos sagrados requeridos para a celebração da Missa; o Bispo, também da dalmática. O Eleito reveste-se igualmente dos paramentos sacerdotais, e, por baixo da casula, põe a cruz peitoral e a dalmática. Os religiosos assistentes do Eleito, se não concelebram, irão de hábito coral ou de sobrepeliz por cima do hábito.

7. Normalmente, a bênção do anel, do báculo e da mitra far-se-á numa altura oportuna, antes da bênção do Eleito.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page