top of page

Homilia Diária | Perdoar é “criar de novo”

Sexta-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum

Se os olhos já têm dificuldade de crer nos milagres físicos que Deus, extraordinariamente, realiza nos corpos, que pensar então deste grande prodígio, tão frequente quanto são as confissões bem feitas, que é a conversão do pecador, a justificação do ímpio, a recriação de uma alma, restituída à vida divina da qual, pelo pecado, havia caído!

Sim, há mais motivo de espanto e ação de graças nas palavras: “Teus pecados estão perdoados” do que na cura de paralíticos.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 12 de janeiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!


Evangelho (Mc 2,1-12)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia. (Lc 7,16)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

1 Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2 Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.

3 Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4 Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.

5 Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6 Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7 “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.

8 Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9 O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?

10 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11 eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page