top of page

Homilia Diária | Quaresma, tempo de mortificação

Quarta-feira de Cinzas

Com o pecado do primeiro homem, a morte entrou no mundo. Agora, todos os que descendem de Adão, privados dos dons que lhe foram concedidos, têm os seus dias contados, têm fixado um limite que, queiram ou não, jamais serão capazes de ultrapassar: o dia da morte.

É com a lembrança da nossa fragilidade que a Igreja, dando hoje início à Quaresma, quer nos preparar para a celebração pascal da nossa vida e ressurreição em Cristo, vencedor da morte e do pecado.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, e peçamos juntos a Deus a graça de vivermos santamente o Tempo da Quaresma.


Anúncio do Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

— Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Cf. Sl 94(95),8ab)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page