top of page

Homilia Dominical | A Transfiguração do Senhor e as nossas “transfigurações”

2.º Dom. da Quaresma

No monte Tabor, ao ver o esplendor da glória de Cristo, São Pedro entusiasmado afirma: “Mestre, é bom ficarmos aqui”. Essa empolgação de Pedro também é vivida por nós a cada momento que temos pequenas consolações e percebemos o quanto Deus nos ama.

Nosso Senhor, porém, desce do Tabor para mostrar a Pedro e a todos nós que não basta sabermos que somos amados, mas precisamos amar de volta, transformando em amor os sofrimentos e adversidades desta vida.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este 2º Domingo da Quaresma e entenda o que podemos aprender com a Transfiguração do Senhor.


Anúncio do Evangelho (Mc 9,2-10)

— Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.

— Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós. (cf. Lc 9,35)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 2 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4 Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8 E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page