top of page

Novena à Assunção de Nossa Senhora

No Brasil a Solenidade da Assunção é transferida para o Domingo seguinte, que neste ano de 2023 cairá em 20 de agosto. Portanto aqueles que preferirem podem iniciar a novena a partir do dia 11 de agosto.

O mistério da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Reino dos Céus deve ser para nós católicos fonte de alegria e esperança, pois se, aqui na Terra, ela já realizou maravilhas da graça por obra do Espírito Santo, muito mais ela realizará agora que goza da visão beatífica.

Sejam todos muito bem-vindos para rezar conosco a novena em preparação à esta grande solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

Oração Inicial

Consciente da grande necessidade que paira sobre mim, sem esperança de conseguir por meios humanos o que desejo, uno-me aos anjos e santos para suplicar vosso auxílio. Agora que viveis em corpo e alma na glória celeste, digo com São Bernardo:

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer de alguém que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado vosso socorro, demandado o vosso auxílio, e fosse por vós desamparado. Animado(a), eu, pois, com igual confiança, a vós me dirijo, ó virgem Mãe do Filho de Deus feito homem, para alcançar o que vos peço. Assim seja.

Oração do Dia

1º dia:

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nós acreditamos em vossa Assunção triunfante ao céu, onde os anjos e santos vos aclamam como Rainha do Céu e da terra. Nós nos unimos a eles para louvar ao Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas.Com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor.

Estamos confiantes de que vós vigiais nossos esforços diários e rogamos para que vós possais interceder por nós em nossas necessidades (mencionar o pedido). Confortamo-nos na fé na Ressurreição vindoura e olhamos para vós, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança. Depois desta vida terrena, mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

2º dia:

Ó Maria, Assunta ao Céu, nós vos veneramos como a Rainha do Céu e da terra. Vosso próprio Filho vos elevou a um trono de glória no Céu, ao lado d’Ele próprio. Por terdes experimentado a amargura da dor e da tristeza com Ele na terra, vós agora desfrutais da bem-aventurança eterna com Ele no Céu.

Qual nossa Rainha amorosa, intercedei por nós em nossas necessidades (mencionar o pedido). Somos gratos a Jesus por ter colocado a mais belas das coroas em vossa cabeça, enquanto todos os Anjos e Santos vos aclamam como sua Rainha.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

3º dia:

Ó Mãe, Assunta ao céu, porque estivestes em todos os mistérios da nossa Redenção aqui na terra, Jesus vos coroou não apenas com glória, mas com o poder.

Pela vossa mais gloriosa e poderosa intercessão, ajudai-nos, ó Mãe amorosa e apresentai a Jesus o nosso pedido (mencionar o pedido).

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém. Ave Maria… Oração Final

4º dia

Ó Querida Mãe Maria, Deus vos colocou à Sua mão direita para que possais dispor dos tesouros da graça por um título singular, o de Mãe de Deus.

No meio de todos os Santos, vós sois Rainha deles e nossa – mais cara para o Coração de Deus do que qualquer criatura no Reino d’Ele. Vós rezais por vossos filhos e distribui para nós toda a graça conquistada pelo nosso Amado Salvador na Cruz.

Com o vosso mais sagrado título, intercedei por nós em nossas necessidades e solicitai a Jesus que nos conceda este favor, se for para o bem de nossas almas (mencionar o pedido).

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

5º dia

Ó Mãe misericordiosa e amorosa, possa a vossa beleza gloriosa encher nossos corações com um desgosto para as coisas terrenas e um desejo ardente pelas alegrias do céu. Que vosso olhar misericordioso olhe com compaixão para nossas lutas e nossa fraqueza neste vale de lágrimas.

Ouvi, então, Mãe amorosa, a nossa súplica e rogai a Jesus por nós (mencionar o pedido).

Cobri-nos com o puro manto da inocência e da graça aqui na terra, e com o da imortalidade e da glória no Céu.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

6º dia:

Ó Maria, nossa querida Mãe e poderosa Rainha, tomai e recebei nossos pobres corações com toda sua liberdade e os seus desejos, todo amor, todas as virtudes e as graças com que podem ser adornados. Tudo o que somos e tudo o que podemos ser, tudo o que temos e tudo o que possuímos por natureza assim como por graça, nós recebemos de Deus através de vossa amorosa intercessão.

Ajudai-nos, querida Mãe, a devolver a Deus tudo o que temos, incluindo nossos pedidos (mencionar o pedido). Ó Nossa Senhora e Rainha, em vossas mãos soberanas confiamos tudo que possa ser devolvido à sua nobre origem.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

7º dia

Ó Maria, Rainha de todo coração, recebei tudo o que somos e que nos une a vós pelos laços do amor, para que possamos ser vossos para sempre e sejamos capazes de dizer com toda a verdade: “Eu pertenço a Jesus, por Maria”.

Ó Nossa Mãe, Assunta ao Céu e Rainha do Universo, Sempre-Virgem Mãe de Deus, obtende-nos o que vós pedimos, se for para a glória de Deus e bem de nossas almas (mencionar o pedido). Ó Nossa Mãe, Assunta ao Céu, nós vos amamos, mas dê-nos um maior amor por Jesus e por vós.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

8º dia

Ó Maria, Rainha Assunta ao céu, nós nos regozijamos com o vosso título de Rainha do Céu e da Terra. Vós destes vosso santo “Fiat” a Deus e vos tornaste a Mãe de nosso Salvador. Obtende-nos a paz e a salvação através de vossas orações, por terdes dado à luz a Cristo nosso Senhor, o Salvador da humanidade.

Intercedei por nós e levai nossas petições diante do Trono de Deus (mencionar o pedido). Através de vossas orações, possam nossas almas ser preenchidas com um intenso desejo de ser como vós, um humilde vaso do Espírito Santo e uma serva de Deus Todo Poderoso.

Rogai por nós, ó Rainha Assunta ao Céu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria…

9º dia

Ó Mãe Santíssima Assunta ao Céu, depois de anos de martírio heroico na terra, nos alegramos que Vós fostes finalmente levada ao trono preparado para vós no Céu pela Santíssima Trindade. Elevai os nossos corações convosco na glória de vossa Assunção, acima do toque terrível do pecado e da impureza. Ensinai-nos como a terra se torna pequena quando vista do céu.

Faça-nos perceber que a morte é a porta triunfal pela qual iremos passar até o vosso Filho, e que algum dia os nossos corpos irão se juntar às nossas almas na infinita felicidade do Céu.

Desta terra, sobre a qual pisamos como peregrinos, nós olhamos para vós em busca de auxílio.

Em honra da vossa Assunção ao Céu nós pedimos a graça de (mencionar o pedido). Quando a hora da nossa morte vier, levai-nos com segurança à presença de Jesus para contemplar a visão de Deus por toda a eternidade, junto convosco.

Rogai por nós, ó Rainha Assunta ao Céu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria… Oração Final

Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Mãe dos homens:

Cremos, com todo o fervor de nossa fé, em vossa Assunção triunfal em corpo e alma ao céu, onde sois aclamada Rainha por todos os coros dos Anjos e todas as legiões de Santos, e a eles nos unimos para louvar e bendizer o Senhor, que vos exaltou sobre todas as demais criaturas, e para vos oferecer as expansões da nossa devoção e do nosso amor.

Sabemos que o vosso olhar, que maternalmente acariciava a humilde e sofredora humanidade de Jesus na terra, se sacia no céu na contemplação da gloriosa humanidade da Sabedoria incriada, e que o gozo da vossa alma, ao contemplar face a face a Trindade adorável, vos faz palpitar o coração de beatífica ternura. E nós, pobres pecadores, a quem o corpo dificulta o voo da alma, vos suplicamos que purifiqueis os nossos sentidos, a fim de que aprendamos, já nesta terra, a deleitar-nos em Deus, somente em Deus, no encanto das criaturas.

Temos a certeza de que os vossos olhos misericordiosos se volverão sobre as nossas misérias e angústias, sobre as nossas lutas e fraquezas; que os vossos lábios sorrirão às nossas alegrias e às nossas vitórias; que ouvireis Jesus dizer-vos de cada um de nós, como já o disse de seu discípulo amado: Eis ai teu filho. E nós que vos chamamos nossa Mãe, vos tomamos, como João, por nosso guia, força e consolo em nossa vida mortal.

Temos a vivificante certeza de que os vossos olhos, que derramaram lágrimas sobre a terra irrigada pelo sangue de Jesus, se volverão ainda sobre este mundo, presa das guerras, perseguições e opressão dos justos e fracos. E nós, em meio às trevas deste vale de lágrimas, esperamos da vossa luz celestial e da vossa doce piedade consolo para as aflições dos nossos corações, para as provações da Igreja e da nossa Pátria.

Cremos, finalmente, que na glória, onde reinais, revestida do sol e coroada de estreias, sois, depois de Jesus, a alegria e o júbilo de todos os Anjos e de todos os Santos. E nós, desta terra onde somos peregrinos, confortados pela fé numa futura ressurreição, volvemos nossos olhos para vós, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança. Atrai-nos com a suavidade da vossa voz, para mostrar-nos um dia, depois do nosso exílio, Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

℣. Rogai por nós Rainha assunta ao céu.

℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Onipotente e eterno Deus que elevastes à gloria do céu em corpo e alma, a Imaculada Virgem Maria; concedei-nos, vo-lo pedimos, que voltados sempre para as coisas do alto, mereçamos ser participantes de sua mesma gloria. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Aqueles que desejarem podem rezar/cantar também o Ofício da Imaculada Conceção disponível aqui.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page