top of page

Novena à Nossa Senhora da Natividade

Prepare-se para a festa do nascimento de Nossa Senhora, dia 8 de setembro, com esta novena tradicional à Virgem da Natividade. Aproveite para interceder por nosso país, nas vésperas do bicentenário de nossa Independência.

O texto da novena a seguir, extraído de um manual antigo de orações em latim e italiano [i], foi vertido para a língua portuguesa por nossa equipe. Tem a vantagem de ser uma oração tradicional, com pedidos espirituais e formas bastante piedosas de se dirigir à Virgem Santíssima. (O que deveria ser uma regra para qualquer novena que se faça a ela, mas infelizmente não é isso que vemos em muitos lugares.)

Para nós, brasileiros, pode ser muito adequado colocar nosso país nas intenções desta novena, pois ela termina justamente em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil (começando no dia 30 de agosto). De resto, quem tem devoção a Nossa Senhora Menina pode rezar a qualquer tempo este belo conjunto de orações.

As nove saudações a Nossa Senhora podem ser rezadas todos os dias, na íntegra, ou uma em cada dia da novena, conforme se disponha de mais ou menos tempo para esta prática de piedade.

Oração preparatória (todos os dias). — Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

℣. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.

℟. E renovareis a face da terra.

Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é reto e gozar sempre a sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. ℟. Amém.

Oração inicial (todos os dias). — Ó Maria, escolhida desde a eternidade pela Trindade santíssima para Mãe do Filho unigênito do Pai, prenunciada pelos Profetas, esperada pelos Patriarcas e desejada por todas as gentes; Sacrário e Templo vivo do Espírito Santo; Sol sem mancha, porque concebida sem pecado original; Senhora do céu e da terra; Rainha dos anjos! Humildemente prostrados vos veneramos, e nos alegramos todos os anos com a comemoração solene de vossa felicíssima Natividade, e do mais íntimo do coração vos suplicamos: por vossa benignidade, dignai-vos nascer espiritualmente em nossas almas, para que, cativos de vossa amabilidade e doçura, vivamos sempre unidos ao vosso dulcíssimo e amabilíssimo Coração.

“O Nascimento da Virgem”, por Carlo Maratta.

Agora, com nove saudações distintas, dirigimos o pensamento aos nove meses que passastes no seio materno, dizendo-vos:

1. Descendente da estirpe régia de Davi, saístes à luz com grande honra do útero de Sant’Ana, vossa felicíssima mãe. — Ave-Maria.

2. Nós vos saudamos, celeste Menina, lírio de candidíssima pureza, que para vergonha do dragão infernal fostes concebida sem pecado original. — Ave-Maria.

3. Nós vos saudamos, ó Aurora resplandecente, que, anunciando o Sol de justiça, lançastes sobre a terra os primeiros raios de luz. — Ave-Maria.

4. Nós vos saudamos, ó Eleita, que, como Sol sem sombra nem mancha, despontastes sobre os laços sombrios do pecado. — Ave-Maria.

5. Nós vos saudamos, ó Lua formosíssima, que iluminastes o mundo, envolto nas densas trevas do paganismo. — Ave-Maria.

6. Nós vos saudamos qual terrível Amazona, que sozinha, mas com o poder de um exército, pusestes em fuga o inferno inteiro. — Ave-Maria.

7. Nós vos saudamos, ó alma tão bela de Maria, que pertenceis a Deus desde toda a eternidade. — Ave-Maria.

8. Nós vos saudamos, ó querida Menininha; veneramos o vosso corpo santíssimo, os panos sagrados que vos envolveram e o berço santo em que repousastes, e bendizemos a hora e o momento em que nascestes. — Ave-Maria.

9. Nós vos saudamos, enfim, ó amada Menina, ornada de todas as virtudes em grau imensamente superior aos outros santos, digna Mãe do Salvador, que, fecundada pelo poder do Espírito divino, destes à luz o Verbo encarnado. — Ave-Maria.

Prece e ladainha (todos os dias). — Ó graciosíssima Menina, que no ditoso dia de vosso nascimento destes consolo ao mundo, abristes o céu e aterrorizastes o inferno, trazendo alívio aos caídos, confortos aos tristes, saúde aos doentes e a todos alegria! Nós vos suplicamos com o mais fervoroso afeto: tornai a nascer espiritualmente, com o vosso santo amor, em nossas almas; renovai o nosso espírito para vos servir; reacendei em nós a virtude, para que possamos ser sempre mais gratos aos vossos benigníssimos olhos. Ó Maria, sede para nós Maria, fazendo-nos experimentar os salutares efeitos do vosso suavíssimo Nome, cuja invocação seja para nós conforto no cansaço, esperança no perigo, escudo na tentação, alento na morte. Seja o Nome de Maria mel para os lábios, melodia para os ouvidos e júbilo para o coração. Assim seja.

Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós. Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós. Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós. Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós. Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das virgens, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da divina graça, Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe imaculada, Mãe intacta, Mãe amável, Mãe admirável, Mãe do bom conselho, Mãe do Criador, Mãe do Salvador, Mãe da Igreja, Virgem prudentíssima, Virgem venerável, Virgem louvável, Virgem poderosa, Virgem clemente, Virgem fiel, Espelho de justiça, Sede de sabedoria, Causa da nossa alegria, Vaso espiritual, Vaso honorífico, Vaso insigne de devoção, Rosa mística, Torre de Davi, Torre de marfim, Casa de ouro, Arca da aliança, Porta do céu, Estrela da manhã, Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos, Rainha dos anjos, Rainha dos patriarcas, Rainha dos profetas, Rainha dos apóstolos, Rainha dos mártires, Rainha dos confessores, Rainha das virgens, Rainha de todos os santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha elevada ao céu em corpo e alma, Rainha do sacratíssimo Rosário, Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

℣. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, ℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Senhor Deus, nós vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Rezada a ladainha de Nossa Senhora, termina-se com o seguinte:

℣. A vossa Natividade, Virgem Mãe de Deus.

℟. Trouxe alegria a todo o mundo.

Oração final (todos os dias)— Oremos. Concedei aos vossos servos, Senhor, nós vo-lo pedimos, o dom da graça celeste: a fim de que aos que têm, no parto da bem-aventurada Virgem, o princípio da salvação recebam, na solenidade votiva de seu Nascimento, o incremento da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Por Equipe Christo Nihil Præponere

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page