top of page

O QUE É PRECISO É UM HOMEM – Carlo Betocchi


[Nascido em Turim, em 1899, o poeta católico italiano Carlo Betocchi mudou-se muito novo com a família para Florença, onde perdeu o pai aos 12 anos. Aos dezoito anos foi convocado para servir na Primeira Guerra e dela voltou com vida, formando-se em engenharia de agrimensura. Na década de trinta foi colaborador da principal revista cultural católica do período: Il Frontespizio, que de 1929 a 1940 procurou fazer frente à tendência antirreligiosa que então já dominava os meios literários italianos. Publicou vários livros de poemas, reunidos mais tarde em Tutte le poesie, (editora Mondadori). Betocchi morreu, em Bordighera, em 1985].

O QUE É PRECISO É UM HOMEM

O que é preciso é um homem. Saber não é preciso. O que é preciso é um homem Em espírito e verdade. Não um país, não as coisas. O que é preciso é um homem De passo seguro, E tão firme seja a mão que ele estenda, Que todos possam agarrá-la E caminhar livres E salvar-se.

*

CIO CHE OCCORRE E UN UOMO

Ciò che occorre è un uomo non occorre la saggezza, ciò che occorre è un uomo in spirito e verità; non un paese, non le cose ciò che occorre è un uomo un passo sicuro e tanto salda la mano che porge, che tutti possano afferrarla e camminare liberi e salvarsi.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page