top of page

TODOS OS PRODUTOS

Eventos futuros

Dom Alberto Taveira Corrêa disse que recebeu informações de procedimentos investigativos contra ele com graves acusações sem que fosse questionado e ouvido. “Nesta dolorosa experiência de calvário, mas com a consciência tranquila, enfrentarei as calúnias, difamações e injúrias contra mim, na esperança que ao final reluza a verdade!”

O arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira, contou na tarde deste sábado, 5, que está sendo acusado de imoralidade. Segundo ele, o caso está sendo acompanhado pela Santa Sé. O pronunciamento foi em vídeo publicado no site da instituição.

Dom Alberto afirma que recebeu há poucos dias a informação de que estava sendo investigado por graves acusações. O arcebispo não deu detalhes do processo investigativo. O portal Roma News solicitou as informações à Arquidiocese, que ainda não se manifestou sobre o caso.

Ainda segundo o arcebispo, o caso será notícia em rede nacional. No vídeo, ele lamentou que as partes denunciantes tenham escolhido essa via “escandalosa” da mídia. “Lamento que os pretensos acusadores tenham optado pela via escandalosa, com circulação de notícia na mídia nacional, sem as devidas apurações dos fatos, ao que tudo indica, visando causar danos irreparáveis à minha pessoa e provocar abalo na Santa Igreja”, disse.

Dom Alberto disse também que está à disposição das autoridades e confia na justiça. “Confio na Justiça Brasileira para o esclarecimento dessas falsas imputações, que atacam não só a minha honra, mas prejudicam também aqueles que sempre lutaram fiel e ativamente pela fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo. Reforço estar totalmente disponível às autoridades, tanto as eclesiásticas como as civis, para que a realidade seja restabelecida integralmente”, declarou.

Assista ao pronunciamento:


Em carta destinada a diáconos e sacerdotes, o arcebispo afirmou que as denúncias enviadas à Santa Sé provocaram uma visita apostólica, encerrada nesta semana.

Dom Alberto Taveira escreveu que “tem clara consciência da improcedência das acusações” e que vai aguardar as investigações que correm em segredo da justiça. O Arcebispo não deu nenhum detalhe sobre as acusações que pesam sobre ele.

Leia a carta na íntegra:

Dom Alberto Taveira recebe apoio da RCC

O Conselho Nacional da RCCBRASIL aprovou por unanimidade uma nota dirigida a todo o povo da RCC em solidariedade ao arcebispo de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira. O mesmo tem sido alvo de calúnias que atacam sua honra.  

O Conselho Nacional é unânime em reafirmar o testemunho coerente de Dom Alberto, que sempre foi um pai amoroso aos milhões de carismáticos do Brasil. E convoca todo o povo para permanecer firme em oração, para que a verdade se reestabeleça.  

Confira a nota:

NOTA DE APOIO, SOLIDARIEDADE E COMUNHÃO PARA COM DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA (ARCEBISPO METROPOLITANO DE BELÉM-PA) E DE REPÚDIO ÀS FRÁGEIS E INCONSEQUENTES ILAÇÕES DE QUE O PRELADO É VÍTIMA

“Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: ‘Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em quem confio’. É ele quem te livrará do laço do caçador e da peste perniciosa.”(Sl 90, 1-3).

Afastamos e veementemente repudiamos as denúncias infundadas ora dirigidas a Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém-PA, pois como ovelhas conhecemos e atestamos sua envergadura moral, sua reputação ilibada, sua fidelidade ao Evangelho e à Sã Doutrina Católica.

Procure-se, pois, conhecer o belo histórico do ora denunciado, caluniado, difamado! Fato é que há uma robusta nuvem de testemunhas beneficiadas pelo bem que este homem de Deus semeia sobre a terra. Certamente, os fatos falarão por si e a verdade refulgirá.

É sabido que alguns posicionamentos firmes e decisões tomadas por Dom Alberto Taveira no governo de sua Arquidiocese desagradaram a alguns, que há algum tempo se insurgem, sem qualquer temor de Deus, para macular a honra e a credibilidade de um Bispo que dá a vida pelas suas ovelhas, confirmando os irmãos na fé e exalando o perfume de Cristo.

Manifestamos, pois, nossa solidariedade e comunhão para com Dom Alberto Taveira Corrêa e nos colocamos em sua defesa, enxergando nele o nosso Pastor amado, um homem probo, reto e coerente com a fé que professa e defende com a vida. Confiamos-lhe à proteção de Nossa Senhora de Nazaré e a Ela rogamos para que a justiça se restabeleça.

Colocamo-nos em contínua intercessão por Dom Alberto Taveira e por toda a Arquidiocese de Belém-PA, bem como CONVOCAMOS todo o Povo de Deus para que se coloquem igualmente em oração e para que o Senhor Nossa Justiça permaneça com Seus olhos voltados para esta situação tão dolorosa!

Em Cristo,

Conselho Nacional do Movimento Eclesial

Renovação Carismática Católica do Brasil

 
 
 

Na Diocese de Marabá-PA os fiéis foram agraciados com este tesouro da tradição e que deveria estar a disposição de todos os católicos.

A Santa Missa Tridentina, também conhecida como Missa de Sempre, Missa Tradicional ou Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, é a Missa como foi celebrada pela Igreja, com pequenas variações, desde o século VI até pouco menos de 50 anos atrás. Rito antiquíssimo e venerável, jamais abolido segundo a carta apostólica de sua santidade Bento XVI dada sob forma de motu proprio summorum pontificum e é portanto o verdadeiro tesouro da Santa Igreja.

Como filhos da santa igreja católica temos o desejo de conservar a riqueza da tradição que é a missa tridentina. Sua magnífica liturgia composta de piedade, reverência e adoração por parte dos que participam revelam ainda mais a majestade de nosso senhor Jesus Cristo que é dado em sacrifício de forma incruenta na celebração da santa missa. Em tal rito, não há espaço para profanações, sacrilégios, ambiguidades, abusos litúrgicos e consequentemente a sacralidade perdurará. A modéstia no vestir também se faz importante na composição de reconhecimento que nosso corpo pertence a Deus e é templo deste. Sendo que também estaremos diante do sacrifício do Rei dos céus e da terra. Contudo nossa vestimenta, ações, olhares e atitudes devem voltar-se para Deus.

No rito tridentino o sacerdote celebra a missa em versus Deum (para Deus), como diz o cardeal Joseph Ratzinger: “nem padre nem povo deviam ser tão importantes a esse ponto de ser referência de alguma coisa. Quando padre e povo estão voltados para a mesma direção, para Deus. Eles não ficam se fechando em um círculo, não ficam olhando um para o outro, mas sim se tornam o povo de Deus peregrino que se dirigi ao oriente, de onde vem a luz”.

O acontecido ocorreu na Diocese de Marabá-PA, onde dois grupos de cidades distantes buscaram desde 2017 pela restauração da Santa Missa Tridentina na diocese. Ambos os grupos não se conheciam, mas movidos pela luz divina vieram salutar por uma causa em comum.

O primeiro grupo fica em Canaã dos Carajás, cidade pertencente a diocese de Marabá. Tudo começou quando um padre foi morar na cidade a mando do bispo. O reverendissímo padre fazia procissões extraodinarias na cidade, rezava em latim, cantava muitas músicas belas e antigas da igreja que incitavam ainda mais a espiritualidade e adoração ao nosso senhor com o apostolado da oração e realizava muitos sermões catequéticos da bela doutrina que abrange a história da igreja e a vida dos Santos. Com isso, muitos fiéis começaram a conhecer o tesouro que é a tradição da Santa Igreja Católica. Posteriormente alguns jovens foram com ele participar da celebração da Missa Tridentina no IBP( Instituto Bom Pastor ) de Belém, quase 800km de distância, da cidade onde habitavam, o que acabou gerando uma vontade de contínua e constante participação deste rito tão piedoso entre alguns jovens. Tempos depois um primeiro grupo foi criado sem o auxílio devido e sem conhecimento por onde começar, tendo como fim rapidamente, por não buscar uma das principais bases. Em Junho de 2019, dois jovens começaram a rezar juntos na Igreja em dias de exposição do Santissimo Sacramento, Via Sacra nas sextas feiras, e meses depois um pequeno grupo foi crescendo, tendo como seu princípio a oração, a busca pelo conhecimento da tradição e doutrina da Igreja católica.

Assim relata um membro do grupo:

Em novembro quando estava rezando o terço com uma amiga, recebi o convite para participar das vias Sacras e adorações que um pequeno grupo de jovens fazia na igreja nos dias de quinta e sexta. Logo no começo eu aceitei, e me colocaram no grupo, no início não levei muito a sério por não saber exatamente nada sobre a Santa igreja.

Depois começaram os estudos e com o exemplo de vida dos membros, eu posso dizer que me interessei de verdade. Desse modo, procurei amadurecer e levar realmente a sério o que nos ensina a Santa igreja de Cristo. E com o passar do tempo, e de muito estudo, veio o momento em que teríamos que estudar sobre a Santa Missa de sempre (Tridentina), pois, era o principal foco do grupo. Com ajuda do grupo comecei a conhecer, e me encantei pela Missa Tridentina, pela santa igreja e por tudo à que a ela pertence.

Com o passar do tempo o apostolado veio a expandir o número de pessoas, e consequentemente eles foram recorrer ao Rev. Bispo da diocese solicitando a Santa Missa Tridentina em Marabá.






 
 
 

Em nota pública da Diocese de Caruaru diz que a Igreja Católica tem grande aversão ao comunismo.

O bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes, da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, emitiu uma nota sobre as eleições de 2020 orientando os fiéis a votarem contra o comunismo. “A Igreja Católica possui grande simpatia pela Democracia e grande aversão ao comunismo, diz a sua doutrina (DSI, 160). Por isso o voto consciente é a melhor forma não apenas de reivindicar, mas de determinar o futuro da sociedade”, diz a nota pública.

Apesar de o bispo justificar o posicionamento em um documento católico, o tópico 160 da Doutrina Social da Igreja, citado por ele, não trata do comunismo ou tem qualquer relação com posicionamento ideológico. Ainda na nota, o bispo diz que a Igreja Católica não possui partidos políticos e não apoia candidatos.

A nota pública gerou críticas de setores mais progressistas da igreja. Na publicação do texto no Facebook pela Diocese, um internauta que se identifica como padre de Minas Gerais criticou a parcialidade da mensagem. “O número dois dessa nota omite que a igreja também combate o liberalismo. Está bastante parcial nesse quesito, dando a entender que se deve votar em partidos de direita”, ele escreveu.

Dom José Ruy tomou posse como quinto bispo da Diocese de Caruaru em setembro de 2019. Em 2014, quando estava à frente da Diocese de Jequié, na Bahia, publicou um texto criticando o PT por projeto da “questão de gênero”. No artigo, o bispo diz que “vem se manifestar peremptoriamente contrária a esta ideologia do partido que governa a nação que deseja ‘impor’ pela maioria de sua base aliada um projeto que quer eliminar a ideia de que os seres humanos se dividem em dois sexos, afirmando que as diferenças entre homem e mulher não correspondem a uma natureza fixa, mas são produtos da cultura de um país, de uma época. Algo convencional, não natural, atribuído pela sociedade, de modo que cada um pode inventar-se a si mesmo e o seu sexo”.

O religioso diz que a tal ‘ideologia de gênero’ é baseada na análise marxista da história como luta de classes, dos opressores contra os oprimidos, “sendo o primeiro antagonismo aquele que existe entre o homem e a mulher no casamento monogâmico”. Ele diz que as pessoas devem se atribuir o real valor que possuem, mesmo que seja politicamente incorreto e contrarie o “modismo imposto pela mídia e pelo governo”. Também em 2014, Dom José Ruy voltou a dizer que a Igreja Católica restringe e censura o marxismo, citando dessa vez a encíclica Centesimus annus, escrita por João Paulo II um ano e meio após a queda do Muro de Berlim.

Nota Pública da Diocese de Caruaru sobre as eleições 2020 divulgada em 26 de setembro. Confira o texto na íntegra abaixo:

Fundamentados na Doutrina Social da Igreja, apresentamos algumas orientações normativas desta Igreja Particular a respeito do pleito eleitoral.

1) Embora “não tenhamos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura” (Hb 13,14); e ainda, “A pátria do cristão é o céu”, como diziam os antigos Padres da Igreja, somos cidadãos brasileiros e vivemos nos municípios, onde recebemos os bens de Deus e padecemos, muitas vezes, das mazelas da má administração e da corrupção. Por isso, enquanto cidadãos e construtores do bem comum, da Civilização do Amor que se alicerça sobre a justiça e a paz, não podemos nos omitir na escolha dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo.

2) A Igreja Católica possui grande simpatia pela Democracia e grande aversão ao comunismo, diz a sua doutrina (DSI, 160). Por isso o voto consciente é a melhor forma não apenas de reivindicar, mas dedeterminar o futuro da sociedade.

3) A Igreja Católica não possui partidos políticos, proíbe aos seus Clérigos a filiação partidária (Código de Direito Canônico, 278,3 e 287,2) e não apoia candidatos. Incentiva, porém, os leigos a assumirem o seu protagonismo social. Configurados ao ministério de Cristo, devemos trabalhar pela unidade do povo de Deus e não ser causa de divisão. Somos de Cristo e Cristo é de Deus (1 Cor 3, 22-23);

4) Fotografias de candidatos em festas de padroeiros, do Papa, com os Bispos, padres ou diáconos não representam absolutamente que possuem o apoio da Igreja Católica;

5) Deste modo, campanhas políticas dentro de espaços físicos da Igreja são expressamente vetadas. Tanto o bom senso cristão como a lei civil, que considera crime a propaganda política no interior dos templos, ou abuso de poder religioso, exigem a nossa imparcialidade;

6) O que está claro na Doutrina Social da Igreja e assim ela orienta os seus fiéis nas eleições é:

a) Compromisso com a vida, desde a sua concepção até sua consumação na morte natural. Um cristão não pode ser favorável ao aborto e à eutanásia, mas sempre a favor da vida;

b) Compromisso com a família e com o combate à violência doméstica, à exploração sexual, à prostituição e ao abuso de menores;

c) Compromisso com a superação da pobreza;

d) Compromisso com a defesa do meio ambiente (destino correto do lixo e sua reciclagem, saneamento básico, cuidado com os mananciais e a preservação da cobertura vegetal) e o sadio lazer;

e) Compromisso com o Bom Comum. Por isso, um Sistema Único de Saúde (SUS) bem apoiado,especialmente nesse tempo com as urgências de combate à pandemia.

Estas orientações sejam publicadas em todas as redes de comunicação das paróquias de nossa Diocese de Caruaru. Nossa Senhora das Dores e o Mártir São Tomás More, patrono dos políticos, intercedam a Deus por nosso povo.

Caruaru, 26 de setembro de 2020. Dom José Ruy G. Lopes, OFM Cap Bispo Diocesano.

 
 
 
CONTATO
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Agradecemos pelo envio !

© 2019 - 2023. INTERVENÇÃO DIVINA - Criado por Divino Design.

Esta obra é inteiramente dedicada à Santíssima Virgem Maria!

bottom of page
ConveyThis