top of page

TODOS OS PRODUTOS

Eventos futuros

O bispo de Salto, México, dom Hilario González García, expressou sua “tristeza e indignação” e declarou a excomunhão dos ladrões que roubaram vários objetos de uma igreja católica em Ciudad Frontera, no estado de Coahuila, jogaram no chão e pisaram na Eucaristia.

Em um comunicado divulgado na sexta-feira (7), o bispo mexicano disse que o roubo aconteceu na “madrugada” daquele dia, quando desconhecidos “entraram à força na igreja de Nossa Senhora das Dores”. É uma capela que está sob jurisdição da paróquia do Verbo Encarnado.

Dom González García disse que os ladrões “roubaram a oferta financeira que estava em um cofrinho e uma parte do equipamento de som”.

“Mas o mais grave, e ao mesmo tempo doloroso, é que se cometeu um ato sacrílego, uma vez que a Sagrada Eucaristia foi indevidamente retirada do sacrário, sendo atirada ao chão e pisada”.

O bispo declarou que é “um insulto ao lugar sagrado [o templo]; e um sacrilégio contra as Sagradas Espécies Eucarísticas”. Por isso, “quem o perpetrou, se for católico, cometeu um crime contra os sacramentos, e o mereceu, segundo a lei (cân. 1382 §1 – ​​CIC 2021/ cânon 1367 – CIC 1983), da excomunhão latae sententiae”, ou seja, automática.

“Como cabe, vou comunicá-lo ao dicastério para a Doutrina da Fé”, disse.

Dom González García recordou que, segundo o cânon 1.211 do Código de Direito Canônico, o direito da Igreja Católica, “nos lugares sagrados que foram molestados, o culto não pode ser exercido até que a lesão seja reparada por um rito penitencial ao teor do livros litúrgicos”.

O bispo nomeou o padre Néstor Daniel Martínez Sánchez como delegado para realizar o ato de reparação.

“Pela gravíssima ofensa cometida contra Nosso Senhor, convido todos os fiéis a se unirem em oração, realizando atos de reparação e promovendo o amor a Jesus Cristo na Eucaristia”, pediu o bispo.

“Da mesma forma, convido os fiéis e particularmente os párocos a cuidar com atenção da segurança dos lugares sagrados”, concluiu.

Este sacrilégio aconteceu apenas nove dias após o ocorrido na paróquia do santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, em Monclova, a poucos quilômetros de Ciudad Frontera, também no estado de Coahuila, onde desconhecidos roubaram o Santíssimo Sacramento. Na ocasião, o bispo González também declarou a excomunhão dos ladrões.

O que é excomunhão?

Segundo Enciclopédia Católica, a excomunhão é a pena “mais severa”, que “priva o cristão culpado de toda participação nas bênçãos comuns” da Igreja. Aquele que a recebe “não pode participar do culto público, nem receber o Corpo de Cristo ou qualquer dos sacramentos”.

Esta sanção é aplicada a “um delito gravíssimo”, diz a enciclopédia, embora enfatize que se trata de “uma pena medicinal em vez de vingativa, pois não se destina tanto a castigar o culpado, mas a corrigi-lo e trazê-lo de volta ao caminho da retidão”.

 
 
 

A instituição de caridade ‘Sos Calvaires’ está a reparar e a erguer cruzes por toda a França com a mensagem: “Este é um país cristão”.

TheTimes.co.uk relatou na Sexta-feira Santa que na aldeia de Argy, Vale do Loire, uma cruz de madeira de cinco metros foi erguida enquanto as pessoas cantavam hinos.

Em Pic Saint-Loup, uma montanha perto de Montpellier, uma cruz de ferro de nove metros de altura, de uma tonelada no topo da montanha, foi gravemente danificada por detratores em 2020. Em poucos dias, os cristãos ergueram uma grande cruz de madeira no seu lugar. Três meses ti depois já tinham sido angariados 24 mil euros para restaurar a cruz de metal.

Em 2022, a instituição de caridade ajudou a erguer mais de 200 cruzes na França.

in gloria.tv | via Senza Pagare

 
 
 

“Na verdade, bênçãos assim já ocorreram em todas as dioceses alemãs sem nenhuma consequência.” É uma situação muito grave! Rezemos pela Santa Igreja.

Por ACI Digital – O Caminho Sinodal Alemão decidiu introduzir oficialmente as bênçãos de uniões homossexuais e pessoas divorciadas e casadas novamente pela lei civil. Com apenas nove bispos votando contra, a assembleia sinodal da tarde de sexta-feira (10) ignorou o documento de 2021 da Congregação para a Doutrina da Fé que diz que a Igreja não tem autoridade para abençoar uniões homossexuais.

Houve 11 abstenções entre os 58 bispos. Se esses 11 tivessem votado contra, haveria mais de um terço dos bispos contra a novidade e ela não teria sido aprovada.

O Caminho Sinodal Alemão é um processo de discussões que reúne bispos e leigos para discutir reformas na Igreja,

O texto “Celebrações de Bênçãos para Pares que se Amam” diz que a Igreja se propõe a em relação aos “que estão unidos no amor, vivendo com total respeito e dignidade sua sexualidade com atenção para si mesmos, um para com o outro e com responsabilidade social de forma contínua, pronta para viver, aceitar reconhecimento e oferecer-lhes companhia”. Leia também: Mais de 100 cardeais e bispos alertam para o risco de cisma na Alemanha

Assim, recomenda-se à Conferência Episcopal Alemã e ao Comitê Central dos Católicos Alemães “desenvolver e introduzir celebrações litúrgicas apropriadas em tempo hábil”. Isso deve incluir “sugestões de formulários para celebrações de bênção para diferentes situações conjugais (recasados, casais do mesmo sexo)”, e “também uma introdução pastoral-teológica e informações pastorais-práticas”.

O Comitê Central dos Católicos Alemães, que controla a participação dos leigos no Caminho Sinodal Alemão, é, como toda a Igreja na Alemanha, pelos impostos recolhidos dos cidadãos que se declaram católicos ao governo.

Pela decisão tomada no Caminho Sinodal Alemão, ninguém é “obrigado a celebrar tais” bênçãos, mas nenhum bispo pode impor sanções disciplinares a um padre que as faça. Na verdade, bênçãos assim já ocorreram em todas as dioceses alemãs sem nenhuma consequência. As celebrações da bênção devem ser introduzidas oficialmente em março de 2026.

O mesmo texto aprovado agora não passou em setembro de 2022 graças a uma minoria de bispos suficiente para bloqueá-lo. Desde então, as votações têm sido feitas nominalmente e não mais de modo secreto.

O Bispo de Eichstätt, dom Gregor Maria Hanke OSB, disse: “As celebrações de bênçãos para pares do mesmo sexo serão análogas aos casamentos sacramentais. Pelo menos os afetados vão interpretar dessa forma se já tiverem ido ao cartório.”

“Não posso seguir este caminho e também espero que este passo, caso ocorra, não nos coloque no conflito em que a Igreja Anglicana se encontra atualmente”, alertou.

Para o bispo de Regensburg, dom Rudolf Voderholzer, “é previsível que, após a aprovação da bênção, surja muito rapidamente a questão de saber se a bênção também não é discriminatória, caso o (sacramento do) casamento seja recusado.”

Segundo Voderholzer, em uma sessão de discussão do Caminho Sinodal Alemão foi dito que “não havia razões válidas para negar o casamento sacramental a pessoas do mesmo sexo”.

“Minha referência à possibilidade de procriação, que é ao menos um dos propósitos do casamento, foi respondida com a referência à paternidade e maternidade espirituais”, disse o bispo. “O próximo passo é a barriga de aluguel. Respondi que isso contradizia minha compreensão da totalidade holística, corpo-mente, corpo-espírito do ser humano e que considero isso gnose”. Voderholzer votou contra o projeto. Leia também Cardeal Brandmüller: “Na Alemanha não há apenas um problema de cisma, mas de heresia”

O bispo auxiliar de Bamberg Herwig Gössl justificou sua abstenção. Ele foi contra o texto no fórum sinodal de discussão. Ao mesmo tempo, disse não querer que “estas celebrações continuem a decorrer em segredo. Por isso gostaria de pelo menos uma abstenção hoje para abrir caminho para que um texto seja aprovado aqui.”

Embora não seja membro oficial da assembleia sinodal, o bispo de Antuérpia, Johan Bonny, falou longamente sobre a bênção das uniões homossexuais na Bélgica, onde tais celebrações já foram introduzidas. Em suas observações no final do debate, Bonny disse que o primeiro passo na Bélgica foi se referir à exortação apostólica pós-sinodal do papa Francisco Amoris laetitia e, com base nisso, finalmente introduzir as bênçãos para as uniões homossexuais.

Isso foi dito ao papa Francisco na visita ad limina dos bispos belgas ao Vaticano no final de 2022. Segundo Bonny, o papa disse: “A decisão é de vocês. Eu posso entender isso”. Para o papa, segundo o bispo belga, o importante era “prosseguir com sabedoria” e “ficar juntos”. Francisco “não disse sim, nem não”, mas: “Isso é responsabilidade de vocês”, disse Bonny. Leia também: “Sacrilégio e Diabólico” esclarece sacerdote sobre bênçãos a uniões do mesmo sexo

 
 
 
CONTATO
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Agradecemos pelo envio !

© 2019 - 2023. INTERVENÇÃO DIVINA - Criado por Divino Design.

Esta obra é inteiramente dedicada à Santíssima Virgem Maria!

bottom of page
ConveyThis