top of page

TODOS OS PRODUTOS

Eventos futuros

Ao forçar a mão dos bispos locais, o Papa Francisco até minou seus próprios apelos repetidos por uma administração colegial e sinodal.

Uma disputa sobre dispensações se transformou em uma diktat (que significa imposição) do dicastério que colocou as dioceses em um dilema difícil.

A disciplina litúrgica é delicada. O pedido ao Papa Francisco, do Dicastério para o Culto Divino (DCD), para apertar os parafusos na implementação da Traditionis Custodes – concedido pelo Santo Padre em 20 de fevereiro – significa que Roma decidiu que é uma prioridade tirar a “forma extraordinária” ou Missa Tridentina das igrejas paroquiais.

Daí o dilema para os bispos diocesanos. Na maioria das dioceses, o número de pessoas que frequentam a forma mais antiga da Missa é muito pequeno, até mesmo minúsculo. Na Diocese de Arlington, Virgínia, que tem uma das maiores presenças tradicionais da Missa, o bispo Michael Burbidge estimou que 2,5% dos frequentadores da missa compareceram ao usus antiquior, ou forma mais antiga, da Missa. Em quase todas as outras dioceses americanas, seria uma pequena fração desses 2,5%, provavelmente menos da metade de 1%.

Tais católicos raramente são, portanto, de tamanho suficiente para criar problemas na diocese, mesmo que quisessem fazê-lo, o que geralmente não fazem. Pelo contrário, embora pequenas, tais congregações oferecem muitas vezes um testemunho inspirador de jovens famílias que se esforçam por viver uma vida sacramental vibrante, edificando a cultura católica. Se a congregação estiver estável ou crescendo por algum tempo, eles desfrutariam do apoio de vários sacerdotes.

Se o bispo deseja ser obediente a Roma, ele agora tem que expulsar essa congregação de uma igreja paroquial, talvez para instalações escolares próximas, como foi feito em alguns lugares em Arlington, ou simplesmente eliminar completamente o usus antiquior, como também foi feito em Arlington. Alguns paroquianos, sem surpresa, descobriram isso “cruel e injusto”, embora o bispo Burbidge não tivesse nenhum desejo de fazer nada disso antes de Roma ordenar a repressão.

Considere outra diocese, onde o bispo está fechando paróquias por falta de pessoas. Se, ao mesmo tempo, ele fechar as portas de uma igreja em uma congregação viável, ele corre o risco de não apenas parecer cruel, mas tolo.

Assim, a grande maioria dos bispos deu à Traditionis Custodes um passe discreto, permitindo que as congregações locais continuassem como estavam. Isso não é surpreendente. Por várias gerações, a maioria das diretrizes litúrgicas de Roma, sobre qualquer assunto e sob qualquer papa, são observadas apenas em parte, se é que são observadas.

Agora, Roma forçou a questão, exigindo a aprovação da DCD para permitir que tais congregações continuassem serenamente. Assim, um bispo, se quiser proceder como procedeu, pode ser tentado a desrespeitar a lei, nunca uma situação feliz.

Por outro lado, se ele reforçar com zelo os desejos da DCD, ele enfrenta outra dificuldade. O que ele está fazendo em relação a outros abusos litúrgicos? O zelo é proporcional?

“Estou triste com os abusos na celebração da liturgia por todos os lados”, escreveu o Papa Francisco em uma carta aos bispos que acompanhou a Traditionis Custodes. “Em comum com Bento XVI, deploro o fato de que ‘em muitos lugares as prescrições do novo Missal não são observadas em celebração, mas de fato passam a ser interpretadas como uma autorização ou mesmo uma exigência de criatividade, o que leva a distorções quase insuportáveis'”.

Se um bispo coloca congregações tradicionais na rua enquanto tolera serenamente abusos litúrgicos de um tipo grave, até mesmo sacrílego, então parece que ele está muito feliz em suportar o que o Santo Padre considera “insuportável”.

Haveria obediência a Roma na letra da lei – expulsar o usus antiquior – ignorando o contexto mais amplo de “abusos de todos os lados”. Tal abordagem seletiva mina a credibilidade do bispo com seus próprios padres e paroquianos. Mais uma vez, não é um resultado feliz.

Considere o dilema do bispo Edward Scharfenberger em Albany, Nova York. Poucos dias após o documento da DCD, a diocese cancelou as missas tradicionais em todas as suas paróquias que as ofereciam. Eram dois. Suas poucas missas tradicionais eram oferecidas principalmente durante a semana.

Como isso se parece com os católicos em Albany? Albany, em crise perpétua há anos, agora está se afogando em acordos de abuso sexual. Atualmente, está sofrendo o espanto de seu ordinário de longa data, o bispo Howard Hubbard, aposentado em 2014, pedindo para ser laicizado na grande velhice de 84 anos. Alguns especulam que ele quer sair à frente das investigações por abuso sexual, já tendo admitido que lidou mal com os casos ao longo de muitos anos. Outros especulam que ele deseja se casar. É um espetáculo estarrecedor.

Será que aumenta a reverência pelo atual bispo de Albany escolher, em meio à catarata dos horrores que o cercam, como uma prioridade premente se a paróquia em Little Falls tem uma missa tradicional na manhã de quarta-feira? Ele se distinguirá pela obediência rápida em Roma; Os paroquianos mais próximos de casa provavelmente estão menos entusiasmados. Daí o dilema do bispo diocesano.

Considere Chicago. O cardeal Blase Cupich implementou as restrições da Traditionis Custodes em 2021, assinando seu decreto no dia de Natal! No entanto, não foi até o Advento de 2022 que ele levantou a dispensa da pandemia da obrigação da missa dominical.

O cardeal Cupich ganha elogios em Roma, mas é possível que os padres e fiéis de Chicago possam se perguntar sobre as prioridades pastorais que consideram mais importante impedir que os católicos vão a uma missa dominical tradicional, do que fazer com que outros católicos vão à missa? Mais uma vez, não é uma situação feliz.

Ao forçar a mão dos bispos locais, o Papa Francisco até minou seus próprios apelos repetidos por administração colegial e sinodal, incluindo o que ele escreveu no Artigo 2 da Traditionis Custodes:

“Compete ao bispo diocesano, como moderador, promotor e guardião de toda a vida litúrgica da Igreja particular que lhe foi confiada, regular as celebrações litúrgicas da sua diocese. Portanto, é de sua competência exclusiva autorizar o uso do Missal Romano de 1962 em sua diocese, de acordo com as diretrizes da Sé Apostólica.

Na grande maioria das dioceses em todo o mundo, o usus antiquior é uma completa não-questão, enquanto outros abusos litúrgicos estão presentes. Se a ação romana é tomada sobre o primeiro, afetando uma porção minúscula do rebanho do Senhor, e Roma permanece inativa no segundo, isso prejudica a credibilidade do DCD.

Em Desiderio Desideravi, sua carta apostólica para o primeiro aniversário da Traditionis Custodes, o Papa Francisco denunciou “um personalismo elevado do estilo de celebração que às vezes expressa uma mania mal disfarçada de ser o centro das atenções … [estes] não são os comportamentos mais difundidos, mas, ainda assim, não raro, as assembleias sofrem por serem assim abusadas” (# 54).

“Não raro” é vastas ordens de magnitude mais comuns do que a oferta do usus antiquior. O que o bispo local está fazendo para evitar que seus paroquianos sofram os abusos que o Santo Padre lamenta?

A questão premente não é o que o bispo local está fazendo sobre os menos de um décimo de 1% das missas locais no usus antiquior. É sobre o resto deles, e é por isso que o decreto romano cria um dilema local.

 
 
 

No seu novo (e impressionante) documento, que aumenta as restrições à Missa Tradicional, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramento (CCDDS) acusa muitos católicos tradicionais de não reconhecerem a validade da Missa de Paulo VI (Novus Ordo). Por causa disso, dizem, a adesão à liturgia tradicional representa uma séria ameaça à unidade da Igreja.

Mas a CCDDS não fornece qualquer evidência para apoiar essa acusação contra os “tradicionalistas” – assim como, no motu proprio Traditionis Custodes, o Papa Francisco não forneceu qualquer evidência de que o inquérito dirigido aos Bispos tivesse descoberto uma preocupação generalizada sobre os atritos supostamente causado pelo movimento tradicional.

Pessoas de dentro do Vaticano revelam que, nas suas respostas ao inquérito, a maioria dos Bispos não revelou qualquer dificuldade com os “tradicionalistas”. E os católicos familiarizados com o movimento tradicional raramente encontram fanáticos que negam a validade da liturgia nova. Mas, ainda que a acusação da CCDDS fosse verdadeira, as medidas apresentadas no novo documento seriam desproporcionais. Deixem-me explicar.

Os católicos que frequentam regularmente a liturgia tradicional constituem apenas cerca de 1% da população católica geral do mundo. Se 1% desses “tradicionalistas” rejeitarem o Novus Ordo (e acho que essa estimativa seria muito alta), então o problema está confinado a uma minoria quase irrisória.

No entanto, entre os católicos que assistem à Missa regularmente nas paróquias “normais”, uma esmagadora maioria rejeita a validade da liturgia Novus Ordo!

Pesquisa após pesquisa demonstra que mais de 70% desses católicos não acreditam que Jesus Cristo Se torna verdadeiramente presente – Corpo, Sangue, Alma e Divindade – na Missa. Mas, se Jesus não estiver presente então a Missa não é válida. Portanto, a maioria dos fiéis numa paróquia católica comum acredita que a Missa é inválida. QED.

Claro que poucos desses católicos “comuns” diriam que a Missa é inválida, porque não reconheceriam o o silogismo que fiz no parágrafo anterior. As mais recentes gerações de ​​catequeses miseráveis deixaram milhões de católicos apenas com uma vaga ideia do que é a Eucaristia, do que realmente acontece na Missa. Ainda assim, é evidente que a maioria dos católicos rejeita – ou talvez, mais precisamente, seja indiferente a – esse dogma central da Fé. Se são indiferentes, mais uma razão pela qual se afastam da Igreja. Se rejeitam a doutrina católica, minam a unidade dos fiéis.

Felizmente, a maioria incrédula está enganada, como qualquer tradicionalista que negue a validade da nova liturgia. O Novus Ordo é válido; a Eucaristia é a presença real de Jesus Cristo. Mas, para o bem da unidade da Igreja – para não falar da clareza da doutrina – o facto de que mais de 70% dos fiéis negarem efectivamente os ensinamentos da Igreja sobre a Eucaristia, a “fonte e ápice da vida cristã”, é certamente um preocupação mais urgente do que a alegação de que 0,01% nega a validade da nova liturgia.

Phil Lawler in Catholic Culture | Via Senza Pagare

 
 
 

Em vista da controvérsia sobre o motu proprio Traditionis custodes, o cardeal alemão Walter Brandmüller pediu a reconciliação entre os adeptos da missa latina tradicional e os partidários “progressistas” da nova forma que querem tomar medidas contra ela. Para Brandmüller, há uma compreensão errada do desenvolvimento da liturgia em ambos os lados da disputa.

O cardeal Brandmüller é, junto com os cardeais Carlo Caffarra, Raymond Burke e Joachim Meisner, signatário das dubia, as dúvidas apresentadas em 2016 ao papa Francisco pedindo esclarecimento de pontos da encíclica Amoris laetitia, especialmente sobre se a encíclica autorizava a admissão à Eucaristia de pessoas divorciadas vivendo em nova união. O papa nunca respondeu.

Na última edição do semanário católico alemão Die Tagespost, Brandmüller, presidente do Comitê Pontifício para as Ciências Históricas de 1998 a 2009, alerta que essa disputa interna da igreja está enfraquecendo a Igreja, quando ela enfrenta novos ataques de fora.

“A própria fé está em jogo com a liturgia”, disse o cardeal, que pede que se evite polêmica sobre o assunto e apela à unidade.

A missa latina tradicional, que se celebra há séculos, é também conhecida como missa tridentina, por ter sido promulgada pelo Concílio de Trento, no século XVI. Alguns de seus adeptos gostam de chamá-la de “missa de sempre”. É também chamada de missa Antiga, Vetus Ordo, em latim, por oposição à missa nova, Novus Ordo, em latim, introduzida nos anos 1970 depois do Concílio Vaticano II.

O papa Francisco restringiu severamente a celebração da missa tradicional com o motu proprio Traditiones custodes e, diz Brandmüller, uma feroz controvérsia surgiu na Igreja em torno disso.

O cardeal observa a disputa entre os dois campos que se dá em publicações e na internet e diz que se pode-se ver “o quanto não se trata apenas de estética, nostalgia etc., mas vai à substância da fé”.

O cardeal parafraseia um antigo hino cristão: “O inimigo, uma sociedade ateísta cada vez mais militante, queima as muralhas, e a discórdia na cidade abre os portões para ele!”

Brandmüller escreve que as disputas sobre o tema “não só fizeram com que se formassem blocos”, “mas também provocaram rupturas no chamado meio tradicionalista”. Por isso, é necessário recordar às partes em conflito que “o mistério eucarístico representa verdadeiramente o ‘lugar santíssimo’ da Igreja” e que esse mistério central não deve se tornar um “pomo de discórdia”.

O cardeal escreve: “Como é deprimente ver como essa discórdia dentro da igreja deve provocar um efeito sobre o ‘mundo’. As palavras de Tertuliano, no segundo século ‘Veja como eles se amam’, podem zombar dos cristãos hoje. Que a fumaça do interior a disputa na igreja seja expulsa por uma poderosa rajada de vento do Espírito Santo.”

Em última análise, a questão decisiva para Brandmüller não é em que forma ou rito a santa missa é celebrada, mas com que “consciência, cuidado, devoção e dignidade o santo sacrifício é celebrado”. Assim, é “absurdo” insistir em uma forma específica.

“Por exemplo, não se pode demonizar qualquer desenvolvimento litúrgico em nome de uma ‘missa de todos os tempos’ que nunca existiu”, explica o cardeal. Sempre houve desenvolvimentos na liturgia, diz, e o Missale Romanum, usado até 1970, não “caiu do céu como o Alcorão”.

“Não nos esqueçamos de uma coisa: Nem Pedro e Paulo, nem Tito e Timóteo começaram a celebração da Santa Missa com ‘Introibo ad altare Dei’”, escreve o cardeal citando as primeiras palavras que sacerdote diz na missa latina tradicional.

“Provavelmente não fizeram a consagração como a do missal de Pio V nem a do missal de Paulo VI”, continua o cardeal. “As palavras exatas da consagração não foram transmitidas de forma idêntica nos três Evangelhos sinópticos, portanto, não sabemos de que forma o próprio Senhor as pronunciou. Mas sabemos o que ele disse”.

O missal romano anterior à reforma do Concílio Vaticano II “é o resultado da tradição da Igreja guiada pelo Espírito Santo”, diz Brandmüller.

Para o cardeal, qualquer desenvolvimento posterior, no entanto, requer tempo e silêncio. “Interferência violenta neste processo”, diz, é como “cirurgia cardíaca aberta com todos os seus perigos”. Fonte: ACI Digital

 
 
 
CONTATO
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Agradecemos pelo envio !

© 2019 - 2023. INTERVENÇÃO DIVINA - Criado por Divino Design.

Esta obra é inteiramente dedicada à Santíssima Virgem Maria!

bottom of page
ConveyThis